Dilma Silva 

  • Psicóloga humanista

  • Psicóloga clínica

  • Psicologia hospitalar

  • Te ajuda a lidar com suas situações de vida, em busca de crescimento e auto-realização. 

  • Acolhimento

  • Atendimento presencial e on-line

  • Consultório: Rua Ilacir Pereira Lima, 195, sala 201, Silveira, Belo Horizonte. 

 

Quem sou eu

Meu nome é Sílvia Nogueira e sou psicóloga há 15 anos. Me formei no Centro Universitário Newton Paiva em 2008. Me especializei em psicossomática, em 2012, pela UFMG e sou pós-graduada em psicologia hospitalar.

Trajetória

Durante todos esses anos foram vários cursos, palestras, estudos e congressos, afim de estar cada vez mais apta ao atendimento clínico.

Atendo em consultório há 12 anos a partir da psicologia humanista e tive atuações clínicas importantes.

Uma experiência marcante ocorreu em Brumadinho, no atendimento dos funcionários da Vale, durante o primeiro ano após a tragédia do Córrego de Feijão.

Atuei no local do desabamento atendendo todos os funcionários com os mais diversos sintomas de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático). Fui atuante na linha de frente do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, durante todo o período da COVID. Atendendo e acolhendo pacientes, famílias e funcionários durante 2 anos, associando este trabalho ao consultório que nunca parou.

Com a experiência do lock down, foi necessário que estudasse e me especializasse também em atendimentos on-line.

Atendimento

Hoje realizo atendimentos presenciail e on-line.

Com foco em atendimento de adolescentes, a partir de 15 anos, adultos e casais.

Mulheres

Nas minhas andanças pelo mundo do estudo da psicologia, fui me interessando pela saúde emocional da mulher, que de certa forma equilibra à saúde de toda a sua família. Então hoje trabalho com mulheres de todas as faixas etárias, no que diz respeito à sua saúde no trabalho, com filhos, vida afetiva, familiar, sexual, social, entre tantas outras possibilidades que a mulher apresenta.

Realizo este trabalho com empatia, congruência, auto-atualização e livre arbítrio, que são alguns dos principais conceitos da psicologia humanista, que foca no crescimento e auto-realização.

Por vezes, os casais, independente do tempo de suas relações, se deparam com questões que consideram de difícil resolução e que colocam a continuidade da relação em risco. A maioria destes conflitos é possível de se tratar em processo terapêutico. Trabalho com casais desde 2009 e as demandas que mais fragilizam as relações são: objetivos de vida divergentes, necessidade sexual incompatível, relações familiares, educação dos filhos, entre outros.

A abordagem humanista oferece ao terapeuta a escuta ativa, propiciando acolhimento e identificação de questões a serem trabalhadas. Este processo acontece em sessões on-line ou presenciais (50 minutos).  O casal será atendido junto e, por vezes, individualmente.

Infinitas questões permeiam à nossa existência. Boas ou ruins, nossas ações, relações, pensamentos, sentimentos e sensações são o que formam a pessoa que somos. Adultos e seus múltiplos papéis e responsabilidades vão, muitas vezes, atropelando questões que são essenciais à nossa boa saúde mental.

A terapia humanista aborda estas questões utilizando de ferramentas como: consideração empática e congruência, considerando que todos os indivíduos são únicos e motivados para alcançar seu potencial. Se este processo não está ocorrendo, alguma coisa não está bem. Sessões de terapia (50 min) podem acontecer de forma on-line ou presencial e a assiduidade será definida de acordo com a demanda do paciente.

O adolescente vem, cada vez mais, a procura do atendimento terapêutico. Por demanda própria ou de seus pais. As questões são diversas: uso de drogas, sexualidade (vício em sexo virtual), dificuldade de entender as limitações da independência adquirida, aceitação de si e relações familiares. Não podemos ser taxativos, é preciso analisar caso a caso.

O esperado é que a terapia consiga ensinar ao adolescente, comportamentos que lhe ajudem a lidar com situações que até então não havia vivenciado. Por exemplo, o terapeuta pode ensiná-lo a olhar o que acontece com ele e à sua volta por uma ótica diferente da que vem tendo e obtendo conflitos (internos e externos). Também no caso dos adolescentes, a terapia pode ser realizada on-line ou presencial (50min). E, algumas vezes, a presença dos pais ou responsável será solicitada, sempre com a ciência do adolescente.

Blog da empreendedora