A vida pede equilíbrio

 

O ano começou e com ele a campanha Janeiro Branco, que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental em nossas vidas.
O mês de janeiro foi escolhido justamente por ser o momento em que damos mais atenção à nossa saúde, traçando metas ou fazendo ‘promessas’.
O tema da campanha em 2023 é ‘A vida pede equilíbrio’.

Ação deve ser mantida durante toda a vida

A psicóloga Silvia Nogueira valoriza a campanha e reforça que a mensagem deve ser mantida durante todo a vida. “Percebemos e, por vezes sentimos, um mundo cada vez mais agitado e pessoas mais ansiosas.
Especialmente agora, após a vivência de uma grande pandemia que tanto nos privou de liberdade, contato físico e ao extremo, até à vida.
Por isso falar em equilíbrio neste ano se torna coerente e necessário, acrescenta a psicóloga.

Silvia fala sobre a aceitação dos fatos cotidianos, que nos estressam, e de um olhar carinhoso que o indivíduo deve ter consigo mesmo, para transformar o que for possível, mas entendendo que esse equilíbrio não vem sozinho.

“Sem EQUILÍBRIO, mais cedo ou mais tarde, nada para em pé, tudo desanda — e é sempre melhor prevenir do que remediar!”, enfatiza o conteúdo da campanha.
Verdade. Jogar a poeira pra debaixo do tapete só acumula e quando for inevitável lidar com ela será muito pior, comenta a psicóloga.

Live traz orientações para uma mente saudável

A psicóloga Silvia Nogueira e a terapeuta Dani Colen participaram de live no Instagram, promovida pelo Portal, dia 12 de janeiro. Assista

Silvia trouxe informações importantes sobre o aumento dos casos de adoecimento mental, ansiedade e depressão, principalmente, incluindo crianças e adolescentes. Ela afirmou que os relacionamentos são as causas principais para o desequilíbrio emocional e o adoecimento. “As pessoas criam muitas expectativas sobre as outras, se culpam e esquecem de que somos todos humanos. O mundo perfeito e imediato pode estar nas redes sociais, na vida real é preciso paciência, autoconhecimento e diálogo.”

Ela alertou sobre a importância do autoconhecimento e disse que é preciso não negligenciar. Você tem cuidado da sua saúde? Que desculpa você dá para si mesma, para não olhar para a sua saúde mental?

Como agir

1 – Viva o presente. A vida acontece aqui e agora. Nada de lamentar o que passou, nem sofrer pelo o que pode nem acontecer.

2 – Não se culpe, fazemos o nosso melhor e o que damos conta.

3 – Aprenda a ouvir. Escute e veja o outro. É preciso ter olhos de ver, permitir ir além dos defeitos e encontrar muita beleza.

4 – Aceite que na vida há altos e baixos. Celebre o sucesso e aprenda com as perdas.

5 – Busque ajuda profissisonal. Faça terapia.

6 – Tenha sempre tempo para cuidar de você. Isso inclui lazer e prazer.

Quer saber mais?

Durante a live ‘A vida pede Equilíbrio’a psicóloga Silvia Nogueira indicou dois livros para quem quer entender melhor suas emoções e vencer a ansiedade e a depressão.

São eles:

  • ‘Não Acredite em Tudo que Você Sente: Identifique seus Esquemas Emocionais e Liberte-se da Ansiedade e da Depressão’ ( Robert L. Leahye)

  • Maturidade Emocional (Frederico Mattos).

Quer saber mais sobre o assunto? Nos acompanhe aqui e nas redes sociais, envie suas perguntas e sugestões!