Se você não entende as pessoas, você não entenderá os negócios.” Simon Sinek
Se você vai montar seu consultório, independente da sua especialidade, uma dica é integrar sua estratégia de marketing com o projeto de arquitetura.
Para seu negócio ser bem sucedido, importante definir qual o seu público alvo. É fundamental levar em conta os atuais clientes, entender o perfil das pessoas que você já atinge e, com base nessas informações, traçar o perfil do público que se quer alcançar.
Então vale realizar uma pesquisa com os atuais clientes, saber quais são seus interesses, hábitos e estilo de vida. Dicas de itens a serem definidos: idade, formação, tipo de produtos e serviços de consumo, sites e redes sociais que utilizam, entre outros. Assim, será possível entender com quem você quer “se comunicar” e traçar os meios corretos para isso.
A partir do reconhecimento do seu público alvo, as características específicas dele devem estar refletidas no espaço. Num consultório de pediatria, por exemplo, as cores alegres são importantes aliadas na comunicação visual e decoração, já que remetem à infância e estimulam a interação com o ambiente. Atividades de entretenimento, como oferecer revistas em quadrinhos e livros de colorir ou brinquedos, são ótimos recursos para os pequenos passarem o tempo.